23 outubro 2008

Obrigado, obrigada ou obrigados???

A questão que se impõe é, como devemos agradecer, será Obrigado, Obrigada ou Obrigados???
Para meu espanto, percebi hoje, que há algumas (talvez bastantes!!!) pessoas que não agradecem da forma mais correcta, em termos de português.
Gostava de saber o vossa opinião sobre o assunto...afinal como agradecem? Qual a forma correcta?

10 comentários:

Liliane disse...

Eu digo obrigada!!! Porque sou mulher...

Sylvie disse...

O termo "obrigado" é o particípio passado do verbo obrigar e funciona como adjectivo verbal, pelo que faz concordância com o género da pessoa que o utiliza, tal como qualquer adjectivo. Assim, se for uma menina, deve dizer "obrigada", se for menino, "obrigado" e se forem várias pessoas deverão usar "obrigados/as" consoante o género das pessoas envolvidas. Desde que haja um cavalheiro envolvido, será sempre aplicado o masculino plural (obrigados); o uso de "obrigadas" aplica-se a um grupo exclusivamente feminino.

Deixo-vos um link bastante útil para dúvidas de português:
http://ciberduvidas.sapo.pt/respostas.php

Tanita disse...

Bem, ia explicar, mas a Sylvie como mulher da língua como eu, já explicou. Está tudo dito!

tiago disse...

eu gosto mais de obrigadas.... ;)

jpsantarem disse...

Eu tinha a certeza que as mulheres das línguas (Sylvie e Tanita), iriam explicar esta questão com todos os termos técnicos. Só estava na dúvida qual escreveria primeiro...Eheheh!!!
No entanto, há um ponto que não concordo, é o uso da palavra "obrigados". Em primeiro lugar, porque só tinha sentido falarem "obrigados" se o grupo de pessoas falasse em simultâneo (tipo coro). Caso contrario cada pessoa agradece individualmente (mesmo que seja um grupo). Em segundo lugar, porque "obrigados" soa tal mal no meu ouvido, que fico imediatamente incomodado, mas tão incomodado, que só a célebre expressão "deslarga-me!!!" consegue equiparar-se.

jpsantarem disse...

Obrigadas...mas em coro...Eheheheh!!!

tiago disse...

tás a ver como tu sabes!... no plural é sempre melhor... ;)

forte abraço!

Pedro Mata disse...

Obrigadinhos por este post!

Sylvie disse...

O termo "obrigado" no plural APENAS se usa em expressões como "estamos-lhe/ficamos-lhe obrigado(a)s", etc, ou seja, expressões em que é possível incluir outras pessoas no agradecimento, como um agradecimento colectivo em nome da família, por exemplo. Pessoalmente, não gosto desse tipo de expressão e nunca uso.
Nunca seria possível usar "obrigados" sozinho, pois mesmo que um grupo falasse em coro, cada pessoa falaria em nome individual e teria de usar obrigado(a) no singular, de acordo com o seu sexo.

Gabi disse...

Curiosidade para os "Além Mar"

Baby, aqui em vossa humilde colônia, O Brasil, a regra é simples: Mulheres dizem OBRIGADA e homens OBRIGADO. Não usamos o plural aqui, pode ser que eventualmente seja usado de uma forma MUITO coloquial... Mas eu nunca vi... vou pesquisar...